Thursday, June 13, 2019

 Chiyome Mochizuki (1540-1582) foi uma kunoichi (mulher ninja) viúva de um samurai chamado mochizuki moritoki, que por sua vez era o Senhor do castelo de mochizuki.

Para a morte do seu marido (1561), o soberano feudal takeda shingen recorreu aos serviços da chiyome para uma importante missão: a de recrutar mulheres como assassinas ou espiões. Isso era porque a chiyome tinha contactos com os clãs ninja da zona de koga e iga. Este novo corpo de mulheres guerreiras recebeu o nome de kunoichi, suke ban, onashinobi entre outros.

A operação disgramada por chiyome foi estabelecida na vila de nazu, na província de shinao, onde chiyome começou a recrutar mulheres marginais (sukeban): Fugadas de suas casas, prostitutas e ilegalistas (Yakuza). As pobres e órfãs eram as suas principais escolhas. As pessoas considerava que ela estava fazendo um trabalho caridoso dando a essas mulheres uma oportunidade de uma nova vida. Certamente, não tinham conhecimento de que eles na verdade estavam sendo treinadas como assassinas.

As meninas que acabavam o seu treino faziam-se passar por freiras de altares. Com este disfarce, eles eram livres de viajar sem levantar suspeitas, por isso recebiam uma educação religiosa adequada como parte do seu treino para poder fazer o seu disfarce totalmente credível. Os ninjas masculinos, em vez disso, tinham que aprender técnicas para se esconder. É evidente que mascarando a sua identidade, as kunoichi obtinham liberdade de deslocação quase ilimitada, o que era uma grande vantagem em frente aos ninjas.

Chiyome treinava os seus kunoichis de forma diferente da que eram treinados os ninja. Os seus pontos fortes residia no uso da sua aparente fraqueza como a sua maior força, isso fazia com que os seus objetivos se confiar e caíssem em suas armadilhas. Outro aspecto do treinamento que recebiam os ninjas de chiyome consistia em aprender a usar armas que aparentavam ser objetos comuns, por isso podiam ser escondidas facilmente. As kunoichi deram ao takeda uma grande vantagem sobre os seus inimigos.

Chiyome Evaporou-se na história, mas diz-se que passou o seu posto como dirigente das kunoichi a kosukei ayame, quem fez uma aliança com os clãs kurokawa e sugitani.

No comments:

Post a Comment